segunda-feira, 30 de maio de 2016

BRINCAR EM FAMÍLIA E NA ESCOLA

A Importância de Brincar em Família e na Escola


Hoje temos consciência que a brincadeira é uma das linguagens da criança, é por meio dela que a criança manifesta os seus mais profundos sentimentos, fantasias e aprende.

Para a cultura de uma sociedade, a brincadeira também tem o seu valor e é pelo brincar que a criança produz cultura. Por isso ela precisa do contato de outras crianças ou mesmo com adultos, pai, mãe, irmãos mais velhos, avós, tios e outros. As brincadeiras fazem parte da cultura de uma família, de um lugar, de um país. Quando as crianças brincam apresentam diversos significados dependendo da sua cultura, por isso é necessário dar a ela oportunidade de se expressar, resolver as situações conforme se apresentam.

Na atualidade, as crianças tem muito acesso aos novos brinquedos que são lançados diariamente no mercado. É importante que além desse brinquedo seja oferecido pelos pais momentos de jogos e brincadeiras que estimulem o movimento, criatividade, a imaginação, como: amarelinha, pular corda, cabra-cega, passar anel, esconde-esconde, pé de lata, cabo de aço e brinquedos feitos até mesmos pelos pais com sucata, pois esses, oportunizam momentos lúdicos e ricos em aprendizagem.


Acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos filhos é uma tarefa dos pais, tão importante quanto dar afeto, alimento e segurança. Podemos dizer que cada momento de brincadeira com os filhos é uma oportunidade ímpar para reforçar os vínculos e conhecê-los melhor.

Professora - Luciane P. C.. Anton e Auxiliar - Joseane de Lara










terça-feira, 24 de maio de 2016

EXPRESSÃO CORPORAL

Trabalhando com o Corpo

A expressão corporal é uma linguagem importantíssima para a educação de nossas crianças, que pode ser trabalhada em todas as áreas do conhecimento, pois ela é sinônimo de aprendizado e sua prática é importante para a socialização. Segundo Paulo Freire (1996 p 25), “ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a própria produção ou sua construção”, por isso as crianças devem descobrir e conhecer progressivamente seu corpo, suas potencialidades, seus limites, desenvolver e valorizar hábitos de cuidados com a própria saúde e bem-estar. O corpo adquire um papel fundamental na infância, sendo ele uma forma de expressão e vinculação das crianças com o mundo a sua volta.


Professoras: Salete Rodrigues de Campos Werner e Jacy de Almeida

Auxiliar: Talita Fabiula da Silva














quarta-feira, 18 de maio de 2016

LINGUAGEM

Desenvolvendo as Diferentes Formas de Linguagens

A linguagem é um bem cultural e é através dela que o pensamento se organiza; portanto é muito importante ser trabalhada, estimulada na educação infantil porque ela garante a constituição dos falantes por meio das brincadeiras, cantigas de roda, jogos e interação com os outros, assim sendo, esse estímulo, esse trabalho deve ser feito desde que as crianças estão dentro do útero da mãe, pois é através dela que as pessoas se comunicam entre elas. Nós seres humanos temos a necessidade de nos relacionarmos com nossos semelhantes com diversos propósitos, como sentimentos, conhecimentos, e informações. Estimular o desenvolvimento da expressão oral e também visual, nas crianças pequenas, constitui um elemento fundamental para a posterior aprendizagem da leitura e escrita, já que para acessar a linguagem escrita, requer primeiro a compreensão do significado das palavras.

Maternal l

Professoras: Marli Goreti Dedomenico de Córdova

Assistentes: Cinara Cardoso e Eliane Aparecida de Oliveira.












quarta-feira, 11 de maio de 2016

ALIMENTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA BEBES
Todos conhecem a importância de uma alimentação saudável durante toda a vida. Sem uma alimentação balanceada os riscos de doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas entre outros problemas são maiores. Por isso na infância, crianças que estão na educação infantil, devem ter uma alimentação saudável. 
A formação dos hábitos alimentares é muito importante e começa muito cedo. É comum a criança aceitar novos alimentos apenas após algumas tentativas, e não nas primeiras. O que pode parecer rejeição aos novos alimentos é resultado do processo natural da criança em conhecer novos sabores e texturas, é da própria evolução da maturação dos reflexos da criança. Os alimentos devem ser oferecidos separadamente, para que a criança aprenda a identificar as suas cores e sabores. Colocar as porções de cada alimento no prato, sem misturá-las.
Desde cedo a criança deve acostumar-se a comer alimentos variados. Só uma alimentação variada evita a monotonia da dieta e garante a quantidade de ferro e vitaminas que a criança necessita, mantendo uma boa saúde e crescimento adequado. Ofereça duas frutas diferentes por dia; escolha a fruta da época.
A alimentação dos alunos do CEI São Sebastião é realizada através de um cardápio balanceado sob supervisão de uma nutricionista, garantindo assim uma alimentação saudável de acordo com a faixa etária das crianças.








Professoras Berçários I e II: Elizabete Canonica; Rosilene Morsoletto e Viviane Mozzer.
Auxiliares: Francieli, Liliane e Sônia.

terça-feira, 10 de maio de 2016

RESULTADO DO SORTEIO DA CESTA DO DIA DAS MÃES:


N° 0693 – LEONARDO H. DE LARA PINHEIRO



PARABÉNS!

O CEI SÃO SEBASTIÃO AGRADECE COM CARINHO A TODOS QUE COLABORARAM!

segunda-feira, 2 de maio de 2016

AUTORRETRATO


Quanto maiores forem as oportunidades de descobertas, manipulações, construções oferecidas às crianças, maiores serão as chances de um desenvolvimento harmonioso e compatível com suas possibilidades. Sendo assim quando se desenha ou se desenvolve uma atividade artística criativa, podemos dizer que se vive um momento de introspecção, um tempo de reflexão e de expressão sobre si mesmo e sobre o mundo. Dentro do processo de construção de conhecimento e significados, é evidente que desenvolver a percepção é um objetivo importante.

Por isso o objetivo desta atividade foi trabalhar o autorretrato por meio de uma visão artística, fazendo a releitura das obras de Vincent Van Gogh e Frida Kahlo.

O autorretrato é um gênero da pintura e possibilita à criança, por meio da observação de diferentes imagens, foto e pintura, a construção de sua identidade e o esquema corporal.

Professora Pré I - Luciane Pereira da Cunha Anton
Auxiliar - Joseane de Lara