Todos
os pais desejam que os filhos cresçam saudáveis e se desenvolvam
plenamente. Mas para que a criança se desenvolva integralmente nos
aspectos cognitivo, afetivo, social, linguístico, moral, físico e
motor é preciso que tenha diversidade e qualidade de experiências.
São essas experiências que oportunizam a apreensão e o uso das
muitas linguagens que a criança utiliza para se expressar.
São
inúmeras as possibilidades que nossos filhos têm para expressar
sentimentos, sensações e ideias: choro, movimento, música,
desenho, escrita, expressão facial, palavras, tom de voz, toque. E é
no período inicial da infância que devemos estimulá-los para que
possam se desenvolver melhor sua expressão. E no futuro possam
usufruir de inúmeras formas de comunicação.
Os pais devem participar
ativamente do desenvolvimento do seu filho, refletir sobre a forma de
interagir e possibilitar a criança as diversas formas de expressão.
A criança não desenvolve as mesmas habilidades cada uma tem seu
ritmo próprio. Aquela que é mais incentivada, encorajada, tende de
apresentar características no desenvolvimento de forma mais rápida
que uma criança pouco incentivada. E aí está o grande papel dos
familiares e educadores. Toda interação do adulto com a criança,
desde as atividades mais simples do dia a dia podem fazer muita
diferença para o seu desenvolvimento.
A
criança de 4 a 5 anos mostram interesse em desenhar, desenhe com
ele. Propicie mais contato com livros, letras, palavras, sem ter
preocupação com a consolidação da aprendizagem com a leitura. Não
esqueça que seu filho precisa brincar, movimentar, desenhar, pintar,
jogar, pular corda e amarelinha ou
seja, apropriar-se
de muitas outras linguagens que auxiliam nesse processo. Cada criança
precisa exercer aquilo que lhe é próprio de sua idade, sem pular ou
apressar etapas. Por isso seja um pai presente na vida de seu filho.
PROFESSORA LUCIANE ANTON
AUXILIAR JOSEANE LARA
PRÉ I
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO! A Equipe do CEI São Sebastião agradece a sua visita em nosso blog.