A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR
Para Jean Piaget, o sujeito constrói seu próprio conhecimento, processo que se dá a partir da interação com os outros e com o mundo dos objetos e das ideias. Por isso, o currículo da creche deve apontar quais experiências de aprendizagem são fundamentais para o desenvolvimento da criança, levando-se em conta as principais conquistas deste período, como a marcha, a linguagem, a formação do pensamento simbólico e a sociabilidade. É este projeto pedagógico que vai orientar as ações e definir os parâmetros de desenvolvimento dos meninos e meninas.
Um dos principais riscos de aprendizagem é a exploração dos objetos e brincadeiras. O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atitudes mais importantes para que a criança se constitua com o sujeito da cultura. Quando brinca, a criança usa seus recursos para explorar o mundo, amplia sua percepção sobre o ambiente e sobre si, organiza o pensamento, além de trabalhar seus afetos e sensibilidades.
Entre 0 a 2 anos, os bebês praticam os chamados jogos de exercício, as brincadeiras sensoriomotoras designadas por Piaget. Por isso, desde o berçário, o professor deve observar e registrar as ações das crianças ao longo da brincadeira para propor desafios diferenciados, de acordo com a idade e a situação. O controle do corpo, os movimentos, as expressões e a exploração dos cantinhos, espaços da creche organizados motivam os pequenos. Por isso toda criança brinca, gosta de brincar, isto é fato, e hoje temos a consciência que a brincadeira é uma das linguagens da criança, é a expressão da infância.
Professoras: Elizabete Canonica, Rosilene de Almeida, Viviane Ferreira Mozzer.
Auxiliares: Sônia Aparecida Dias Silva, Liliane Ribeiro de Matos e Franciele da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO! A Equipe do CEI São Sebastião agradece a sua visita em nosso blog.