quinta-feira, 9 de junho de 2016

COMO LIDAR COM AS MORDIDAS



COMO LIDAR COM A FASE DAS MORDIDAS

Mais do que uma reação de raiva, as mordidas dadas pelas crianças pequenas, com até 2 ou 3 anos, são uma forma de comunicação e expressão de sentimentos.
Nessa etapa da vida, a criança ainda não domina a linguagem, então, a forma que ela tem para se expressar, para se comunicar e interagir com os outros é pelos meios físicos, como morder, bater, puxar o cabelo, abraçar, beijar e empurrar…
O que a criança deseja ao morder um amiguinho não é agredi-lo, mas sim obter de forma rápida algum objeto ou chamar atenção. A criança morde, e depois vê o que acontece. Por exemplo, se ao morder ela consegue o que quer, qual é a reação da criança mordida, a reação dos adultos.
Várias situações podem levar a criança a morder. Em uma sala de aula no Centro de Educação Infantil: quando a professora está grávida por exemplo, o mesmo em casa, se a mãe está grávida do irmãozinho, se ela vê alguma situação de agressão ou algo que a oprime, alguma mudança na sua vida, como a separação dos pais, mudanças no CEI, a disputa por um brinquedo, por gostar demais de alguém ou mesmo pela atenção de outras pessoas.
O psicólogo francês, Henri Walton (1879-1962) escreveu que assim a criança constrói seu “eu corporal”, é nessa fase, em que ela testa os limites do próprio corpo, onde o dela acaba e começa o da outra pessoa.
A mordida é sempre uma situação difícil para os pais de ambas as crianças. Também muitos professores enfrentam constantemente o choro de dor de uma criança, a reclamação de um pai indignado. Apesar de comum, a situação é um desafio na Educação Infantil. Afinal, por que os pequenos gostam tanto de morder?
Um dos motivos é a descoberta do próprio corpo. Desde o aparecimento da dentição até por volta dos 2 anos, eles mordem brinquedos, sapatos e até os próprios os pais, professores e amigos para descobrir sensações e movimentos.

Professoras e Auxiliares do Berçário I e II


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